quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dieta Cetogênica.

#VemCarnaval


Muitas pessoas acham loucura, outras exagero, mas eu penso diferente. Acho que não é culto ao corpo ou qualquer tipo de obsessão e sim DETERMINAÇÃO. É vontade de se cuidar, de vencer desafios que nós mesmos nos impomos. Se olhar e gostar do que vê. Afinal, quem não quer viver bem, com saúde e ter maior orgulho de si mesmo? Essa determinação que tanto falo, foi o que me fez levantar da cama e mudar meu corpo completamente. De dois anos pra cá venho batalhando muito e já sou bem feliz com minhas conquistas. Me sinto mais forte tanto mentalmente como fisicamente e isso me faz ter uma melhor auto estima e me sentir guerreiro. Há uma semana, entrei em mais uma dieta. Acho que a mais difícil que já passei e os resultados foram tão impressionantes que queria  compartilhar aqui com vocês. A maioria das pessoas acredita que precisa apenas perder peso. Ocorre que, em uma perda de peso com uma dieta tradicional do tipo “comer menos calorias do que se gasta”, você perde tanto gordura quanto músculo. O resultado pode ser sim um corpo mais magro, porém também mais fraco.O meu desejo ao começar era perder aquela gordurinha da barriga e secar um pouco para obter uma melhor definição. A dieta que excolhi se chama Dieta Cetogênica. Agora vou falar um pouco dela:





Gostaria de uma dieta que faz perder apenas gordura enquanto protege a massa magra? Ela existe e chama-se dieta cetogênica.

Essa dieta alega que o que causa a atual epidemia de obesidade não é o consumo de muita gordura e sim o consumo exagerado dos carboidratos. Entenda-se por carboidratos alimentos como massas, pão branco, biscoitos, sorvete, arroz branco, bolo, chocolate. Tudo o que é produzido com vilões como o açúcar e a farinha de trigo refinada.

Na dieta cetogênica, para perder gordura, todos esses alimentos são cortados. Em compensação, tudo o que não é carboidrato – ou seja, proteína, gordura e fibra – pode ser consumido à vontade, quantas vezes quiser, na quantidade que quiser. Isso resulta em um cardápio com opções bem saborosas:
  • Picanha
  • Salmão
  • Bacon
  • Queijos brancos
  • Ovos
  • Creme de leite
  • Patês
  • Presunto
  • Peito de peru defumado
  • Mortadela
  • Legumes
  • Azeite
  • Castanhas
  • Frango
  • Peixe
  • Todos os tipos de carne, incluindo gordurosas como cupim e maminha
Vamos entender o que é a Cetose?


O corpo usa os carboidratos como fonte primária de energia. Quando nós cortamos os carboidratos do cardápio, em três dias o nosso organismo entra em cetose. Isso quer dizer que ele passa a usar gordura como fonte primária de energia.
Por estranho que possa parecer, você vai precisar comer gordura para que o corpo passe a queimá-la. Se não comê-la, não pense que o organismo vai imediatamente queimar as que você tem no corpo. Ele vai pensar algo como “opa, não está vindo gordura, melhor preservar as reservas que tenho aqui”.
Uma vez que a gordura virou a fonte principal de energia do corpo, aos poucos ela vai sendo consumida tanto dos alimentos quanto do seu corpo. E o melhor: como não há mais carboidratos, não há mais picos de insulina que geram as temidas gorduras localizadas. Se não há mais picos de insulina, não há mais inibição da liberação do hormônio do crescimento, que ajuda a criar músculos no corpo.

Os primeiros dias, enquanto o corpo muda do modo-carboidrato para o modo-gordura, são os mais difíceis, podendo até gerar uma dor de cabeça ou mal estar. Isso acontece por que estamos subvertendo a maneira como o organismo trabalha.

Obs: Essa dieta é feita apenas para uma fase. Não se trata de uma dieta saudável para ficar fazendo toda a vida, inclusive por ser muito restritiva. O objetivo dela não é satisfazer o paladar e sim trincar os músculos. É preciso determinação para seguir nela.



Bom, é isso. Falei de maneira resumida dessa dieta que parece bem louca mas me rendeu bons resultados. Para os que se interessarem, procurem mais informações. Estou no sexto dia e já perdi 5 Kg de gordura, minha barriga simplesmente muchou e aproveitei para intensificar a caminhada e os exercícios abdominais. Se é fácil? Não, não é. Mas lembra daquela palavrinha? Determinação!! Eu tenho de sobra e sei lutar pelo que quero. Então é isso, espero que tenham gostado desse post #health. 


2 comentários:

  1. Muito boa!!!!! Vou começar a fazer já, seu texto é muito motivador e as informações estão bem explicitas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, como faço para conseguir essa dieta?

    ResponderExcluir